Reprodução - Detecção do cio

06:45 Unknown 0 Comentarios


Introdução

Este espaço é destinado para artigos de melhoramento genético, porém para muitos pecuaristas, seria interessante falar um pouco de reprodução, ou melhor, do manejo para se obter reprodução adequada e assim conseguir obter sucesso no melhoramento genético. Todos nós sabemos a importância da reprodução para que se obtenham lucros em uma propriedade, e este artigo tem finalidade de esclarecer alguns conceitos básicos relacionados à reprodução que possam auxiliar os produtores e técnicos na rotina de uma propriedade, a iniciar pelo cio e sua detecção.

O cio

O ideal em termos reprodutivos seria que todas vacas emprenhassem após 80 a 90 dias do parto, com isso, a eficiência reprodutiva ficaria maximizada e teríamos um novo bezerro a cada 12,5 a 12,8 meses. Longos intervalos entre partos têm um efeito negativo na vida produtiva do animal. Diante disso fica clara a importância da detecção de cio para se obter um bom manejo reprodutivo na fazenda, seja utilizando a inseminação artificial ou a monta natural. Em ambos os casos, anotações sobre datas de cio e inseminações são necessárias para predizer as futuras datas de retorno ao cio e datas do parto, para um melhor manejo dos animais.

O que é o cio?

Cio é o período no qual a vaca aceita monta (receptividade sexual) que normalmente ocorre em novilhas depois da puberdade e em vacas, desde que estas não estejam prenhas. Este período de receptividade pode durar de 6 a 30 horas e acontece, em média, em intervalos de 21 dias. Porém, este intervalo entre dois cios pode variar normalmente de 18 a 24 dias.

Sinais do cio

A maiorias das vacas têm um padrão de comportamento que se modifica gradualmente desde o começo até o fim do cio. O melhor indicador de que a vaca esta no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada por outras companheiras de rebanho ou pelo touro (Figura 1). Uma série de sinais indicativos de que o cio está próximo e o animal deve ser observado mais cuidadosamente está resumido na Tabela 1.

Tabela 1. Sinais de cio em vacas de leite.

Figura 1. Uma vaca está em cio quando ela fica em pé e parada enquanto estiver sendo montada por outra vaca ou touro. A vaca que monta a outra vaca pode ou não estar em cio.

Variação circadiana do cio

O inicio da atividade do cio segue um padrão distinto, sendo que a maioria destas atividades ocorre durante a noite, madrugada ou começo da manhã. Algumas pesquisas mostram que mais de 70% da atividade de monta ocorre entre 19:00 e 07:00 horas (Figura 2). Para se detectar mais de 90% dos cios em um rebanho, as vacas devem ser observadas cuidadosamente durante as primeiras horas da manhã, ao entardecer, e em intervalos de 4 a 5 horas durante o dia (Wattiaux. M).


Figura 2. Mais freqüentemente as vacas mostram sinais de cio durante a noite (Adaptado de Wattiaux).

Ausência de cio

O cio pode não estar sendo detectado devido as seguintes razões:

• Se a vaca está em anestro no pós-parto.
• Se estiver em anestro devido à desnutrição, infecção severa do trato reprodutivo, ou outros tipos de complicações do pós-parto.
• Se a vaca tiver cistos ovarianos.

Existem outros fatores que podem diminuir a expressão do cio, como por exemplo: alta temperatura e umidade, vento, chuva, falta de espaço e condições de solo escorregadio ou problemas de casco.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga