Ciclo Estral em fêmeas bovinas (Resumo)

07:29 Unknown 0 Comentarios



Proestro

Essa fase é caracterizada por manifestações comportamentais que, normalmente, passam despercebidas ao homem, no entanto, são perceptíveis ao touro ou rufião. Nesse período, a fêmea monta as companheiras, mas não se deixa montar.

Estro

Uma vaca cíclica manifesta, a cada 21 dias, em média, sinais de estro. Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro. Nas duas primeiras, há elevação de estrógenos, destacando-se o 17ß-estradiol, enquanto nas duas últimas há elevação na concentração de progesterona e, conseqüentemente, a presença do corpo lúteo (CL) no ovário da fêmea.


Nesse período, a fêmea monta as companheiras, mas não se deixa montar.
O estro, também conhecido por cio ou calores, é o período em que uma fêmea aceita a monta por outro animal, seja ele um touro, rufião ou mesmo uma outra fêmea.A duração do estro varia de 10 a 30 horas, dependendo, entre outros fatores, da raça, idade (novilhas tendem a ter o estro mais curto), condições sanitárias, temperatura ambiente e manejo. Aceitar a monta é o sinal característico de estro.

Sinais de uma vaca em estro

Muco vaginal liberado durante o estro Metaestro e diestro .Uma vaca em estro apresenta diversos sinais como: Inquietação e nervosismo, com movimentação e mugidos freqüentes. Cauda erguida e micção freqüente.

Redução do apetite e da produção de leite.

Vulva edemaciada e brilhante, com liberação de muco vaginal.

Agrupamento em torno do rufião ou do touro.

Aceita a monta (principal sinal).

Esses sinais, exceto a aceitação da monta, estão também presentes no proestro e diminuem à medida que o final do estro se aproxima. O muco liberado durante o estro é um bom indicativo da condição intra-uterina da fêmea e pode revelar algumas enfermidades que estejam acometendo o animal. O muco normal do estro deve ser transparente, cristalino, assemelhando-se à clara de ovo, sendo considerada normal a presença de pequena quantidade de sangue vermelho vivo. Quando há presença de muco com características diferentes das citadas, a fêmea não deve ser inseminada ou coberta, devendo ser anotadas na ficha da vaca as características do muco (cor, aspecto). O veterinário deve ser comunicado imediatamente, para que tome as providências necessárias.

Metaestro

No metaestro, a fêmea já não aceita a monta, porém, é nesse período que ocorre a ovulação nos bovinos. Após o metaestro, a fêmea entra em inatividade sexual ou diestro, que dura aproximadamente 14 dias. No final dessa fase, caso não haja gestação, o ovário começa a sofrer influência hormonal, ocorrendo a regressão do corpo lúteo, e dando início a novo ciclo estral. Caso tenha ocorrido fertilização, a fêmea torna-s gestante.

Fonte: Site da Embrapa.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga