Procedimento de coleta da amostra de leite afeta a CCS

07:59 Unknown 0 Comentarios


Com a crescente importância da análise do leite para sistemas de pagamento e como ferramenta de gestão dentro da fazenda leiteira, os procedimentos de coleta de amostras e de análise laboratorial são hoje considerados pontos chave para a credibilidade e confiança dos resultados.

Considerando que os laboratórios brasileiros de análise de leite têm programas de controle e aferição de equipamentos, a correta coleta, armazenamento e transporte da amostras até a análise passa a ser fundamental, pois dependendo desses fatores os resultados obtidos podem trazer uma informação que não retrada a realidade e pode levar a uma tomada de decisão equivocada.

Com relação à CCS, é consenso entre os pesquisadores que o fator que isoladamente mais afeta os resultados da análise é a ocorrência de mastite subclínica, a proporção de vacas infectadas e a gravidades dos casos. Contudo, o momento da coleta de leite durante a ordenha também pode interferir significativamente na CCS, cujo impacto é mais importante para os produtores que realizam a CCS individual das vacas do rebanhos. Para avaliar o efeito do momento da coleta da amostra de leite sobre os resultados da CCS, foi desenvolvido o seguinte estudo, realizado numa universidade alemã.

Em um primeiro estudo, o leite dos quartos mamários foi dividido em frações que simulariam as mesmas condições da seqüência de uma ordenha: os dois primeiros jatos, o leite da cisterna da glândula e o leite alveolar (retirado somente quando ocorre a ejeção do leite). Deve-se ressaltar que somente após 50 segundos do início da estimulação dos tetos ocorre ejeção do leite.

Após a coleta, a CCS foi determinada e indicou que existem mudanças significativas entre as frações do leite. Para amostras de leite com CCS <> 200.000 cel/ml), os dois primeiros jatos de leite tiveram uma CCS cerca de 5 vezes maior dos que a CCS do leite total, ainda que essa fração representasse um volume de leite muito pequeno (< 1% do volume total).

Em termos práticos, quando uma amostra para a realização de CCS é coletada apenas do leite dos primeiros jatos, pode-se ter resultados muitos superiores aos de uma amostra coletada durante toda a ordenha, indicando um resultado erroneamente elevado para aquele animal.

No segundo estudo, o leite dos primeiros jatos foi analisado com maior detalhamento, sendo que a CCS foi determinada para o leite dos 6 primeiros jatos e do restante do leite ordenhado, visando identificar como se comporta a CCS durante o início da ordenha. Da mesma forma que no estudo anterior, a CCS se reduz do primeiro para o sexto jato de leite, indicando que a CCS é maior no início da ordenha.

A conseqüência prática desses resultados de pesquisa é que os resultados da CCS individual devem ser interpretados de acordo com o procedimento de coleta. Quando apenas os primeiros jatos de leite são coletados, muitas vezes por dificuldades de amostragem no equipamento ou por tentativa de tornar o procedimento menos trabalhoso, os resultados são totalmente diferentes do leite total da vaca. Dessa forma, recomenda-se que a amostragem do leite para CCS deve ser feita do leite total da ordenha de cada vaca.

Fonte:

Sarikaya e Bruckmaier. Journal of Dairy Science, vol.89, p.4246-4250, 2006.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga