Bovino Crioulo Lageano
A raça constitui-se como uma das mais importantes devido ao seu valor genético.
O gado crioulo do Brasil é o Bos taurus com maior adaptação a climas tropicais e subtropicais. Acredita-se que a raça originou-se dos antigos bovinos Hamíticos, caracterizados por chifres longos, domesticados no Egito, há aproximadamente 4000 anos a.C. e introduzidos no sul da Espanha, procedentes da África do Norte. No Brasil, o gado Crioulo foi introduzido pelos colonizadores portugueses e espanhóis, e se desenvolveu exclusivamente por seleção natural por quatro séculos.
Os bovinos descendentes de animais remanescentes das Missões Jesuístas foram, por longo tempo, o principal esteio da bovinocultura das diferentes regiões do Rio Grande do Sul e do Planalto Catarinense sendo, mais tarde utilizados em cruzamentos com raças européias.
O nome dado ao grupamento foi devido à maior parte do efetivo se concentrar na Fazenda Canoas, localizada na região de Lages-SC. Os bovinos Crioulos foram por séculos os principais representantes da bovinocultura da região do Planalto Sul-Brasileiro. O valor do gado Crioulo somente foi levado em consideração quando próximo da sua extinção, motivo pelo qual o Cenargen (EMBRAPA) têm alguns constituintes em seu banco de germoplasma.


0 comentários:
Postar um comentário