NZ: produtores aumentam lucro, mas seguem cautelosos

17:23 Unknown 0 Comentarios


A lucratividade da produção leiteira na Nova Zelândia aumentou bastante em 2009/10 comparado com o ano anterior, mas a confiança dos produtores permanece frágil, informou um relatório do Ministério da Agricultura e Silvicultura (MAF, sigla em inglês) do país.

O gerente regional do MAF para a região da Ilha Norte da Nova Zelândia, Phil Journeaux, disse que um maior pagamento pelo leite e menores gastos com mão de obra rural ajudaram a restaurar a lucratividade do setor. "A maioria dos produtores teve um ano financeiro ruim em 2008/09 e, com a previsão de baixos pagamentos no começo de 2009/10, os produtores mantiveram um controle muito rígido nos gastos", explica Journeaux.

A previsão para essa safra permanece positiva, mas a lucratividade cairia levemente à medida que os produtores investissem em itens que foram prorrogados ou tiveram investimento reduzido nas duas últimas safras, como fertilizantes, reparo e manutenção.

A produção de leite nacionalmente aumentou em 2009/10, com uma queda na Ilha Norte devido à seca, compensada pelos aumentos na Ilha Sul. Entretanto, a seca deverá impactar no começo da nova safra com uma menor produção nas áreas atingidas, segundo o relatório.

Journeaux disse que a previsão para 2010/11 é positiva, com os produtores animados com as boas previsões iniciais de pagamento. Embora os produtores estivessem otimistas sobre o futuro, esse otimismo era frágil, dadas as recentes flutuações no pagamento e pressões de dívidas, disse ele. "Os produtores estão nos dizendo que as coisas estão parecendo melhores, mas que eles continuam cautelosos e que mudanças relativamente pequenas nas receitas ou gastos poderiam afetar seus planos de despesas".

O relatório de monitoramento de fazendas do MAF é compilado a cada ano, baseados nos retornos das fazendas leiteiras e indústrias representativas.

As informações são do NZ Herald Online, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga